sexta-feira, 29 de abril de 2011

Controle Social

O que é Controle Social?

Sinônimo de participação social, conforme Correia, ela exemplifica relatando das treze conferências nacionais que serão realizados esse ano, porém uma terminará em 2012, nos mais variados campos das Políticas Públicas. Outra definição é “moderna compreensão entre estado e sociedade”.

O controle social tem mais artigos e debates na área da sociologia, do que na teoria politica. Ele começa a tomar forma no processo da constituição, com o movimento sanitarista e se consolida em 1990. Porém sua concepção surge as avessas, como a sociedade controlando Estado, mas como se ela fosse maravilhosa e progressista. Era a necessidade de redemocratizar o país. A legislação em 1988 e as outras leis orgânicas obrigam o controle social. Na ditadura fazia as políticas por meio de atos secretos evitando o controle social.
Ao conceber a sociedade civil como homogenia, cai no erro que de um lado temos União dos Ruralistas e do outro lado o MST, então não se pode dizer que a sociedade civil é homogenia e que é perfeita.
Como fazer com que o controle social se torne de fato difundido e sem as armadilhas dos governantes é o dilema, pois, temos que capacitar e oportunizar conhecimento para que se possa fazer a fiscalização e a discussão sobre deternimadas políticas. Sem esse passo fica impossível criar um ambiente de participação conciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário